Não tem cadastro? CADASTRE-SE AQUI

ENGENHEIRO

Sobre os caminhos de carreira e o que se deve aprender...

A engenharia é uma das áreas mais abrangentes que tem. Um sinal disso é que, para se tornar engenheiro, você deve fazer curso superior e a escolha do curso já engloba uma especificidade de atuação.

Existem mais de 15 tipos de engenharias, sendo assim, fica difícil falar dessa profissão não considerando que cada uma possui suas particularidades. A seguir, listamos algumas das principais engenharias e informações e conhecimentos importantes referentes a elas. Nosso convite é que você leia e reflita se faz sentido para você, se é algo que te interessa e que te deixa animado.

Engenharia Civil – planejam, projetam, constroem e supervisionam projetos e sistemas de infraestrutura nos setores público e privado, incluindo estradas, casas, edifícios, aeroportos, túneis, represas, pontes e sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Engenharia de Produção – encontram maneiras de eliminar o desperdício nos processos de produção. Eles criam sistemas eficientes que integram trabalhadores, máquinas, materiais, informações e energia para fabricar um produto ou fornecer um serviço.

Engenharia Mecânica – pesquisam, projetam, desenvolvem, constroem e testam sensores e dispositivos mecânicos e térmicos, incluindo ferramentas, motores e máquinas.

Engenharia Elétrica – projetam, desenvolvem, testam e supervisionam a fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, como motores elétricos, sistemas de radar e navegação, sistemas de comunicação ou equipamentos de geração de energia. Assim como sistemas de transmissão e comunicação, como tocadores de música portáteis e dispositivos GPS.

Engenharia Química – aplicam os princípios da química, biologia, física e matemática para resolver problemas que envolvem a produção ou o uso de produtos químicos, combustíveis, drogas, alimentos e muitos outros produtos. Eles projetam processos e equipamentos para fabricação em grande escala, planejam e testam métodos de produção e tratamento de subprodutos e operações diretas das instalações.

Apesar de serem muito diferentes uns dos outros, de maneira geral, o engenheiro utiliza seus conhecimentos de forma prática objetivando a produção de novas utilidades. Por isso, se você gostou do que leu por aqui, procure mais informações sobre essas e todas as outras engenharias.

Últimas notícias

Veja também

VOLTAR